Bacalhau Espiritual
Ora bem, é uma receita um pouco trabalhosa mas ideal para fazer no caso do bacalhau ter ficado pouco tempo de molho e ainda estar salgado.
Cozemos o dito e depois desfiamos todo.
Num tacho aloura-se com margarina uma cebola toda picadinha e cenoura ralada. A quantidade depende do gosto de cada um, eu costumo pôr 2 grandes. Quando a cebola estiver bem molinha junto pão demolhado previamente em leite morno, umas 2 carcaças mais ou menos. Como foi demolhado desfaz-se bem. Mexe-se tudo até ficar bem homogéneo e junta-se o bacalhau. Mais umas mexedelas e põe-se o molho bechamel. Mais uma vez depende do gosto de cada um. Cá em casa gostamos dele bem molhadinho por isso ponho quase um pacote dos grandes. Escalda-se miolo de camarão e lá para dentro :)
Dispõe-se numa forma de ir ao formo, polvilha-se com queijo ralado e vai a gratinar. Enquanto estava no forno fiz uma salada mista e cozi aqueles camarões grandes para decorar ( e comer também claro). E pronto!
Outra variante é juntar espinafres cozidos, também fica bom. Como viram leva muita coisa doce: cebola, cenoura, pão, leite, bechamel. Por vezes, e apesar do bacalhau poder estar salgado, é preciso voltar a temperar senão fica sem graça nenhuma.
Bom apetite :)
2 temperos:
Eu n adoro bacalhau, mas este papava- o todo
Já fiz esta receita e ADOREI!!! mais receitas!!! Mais que és uma cozinheira de mão cheia!!!
Beijinhos
Post a Comment